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Aluno da Educação Adventista fica em 1º lugar em concurso de curta-metragem

 Porto Alegre, RS… [ASN] Gustavo Fontoura de Medeiros, do Colégio Adventista de Porto Alegre, ficou em primeiro lugar na categoria popular do Concurso ArteMovie com seu curta-metragem sobre o uso responsável da internet. O concurso contou com a participação de escolas públicas e particulares da cidade e Gustavo conquistou mais de 270 mil votos.

O Zero Hora, jornal de grande circulação na capital gaúcha, noticiou o resultado.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=vdkfUiRE3to

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O elo divino

Nas profecias apocalípticas um elemento externo vem para interferir na Terra.

Se o século 20 ficou marcado pelo genocídio, o atual não nos deixa muita esperança. É estarrecedor pensar que conflitos armados estejam ocorrendo com a brutalidade exposta nos jornais e no YouTube. No Oriente Médio, radicais religiosos aterrorizam cidades e regiões inteiras. Executam centenas num só dia, escravizam mulheres, sequestram e decapitam crianças.

As minorias cristãs sofrem. Seguidores de Jesus têm sido crucificados, literalmente. E essa violência extrema se repete em regiões da África e da Ásia e está ligada a atentados terroristas na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália, os quais respondem com bombardeios. Ambos se retroalimentam. Não temos conseguido evoluir em termos de civilização tanto quanto somos capazes de retroceder séculos na barbárie.

No livro Modernidade e Holocausto, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman defende que a eliminação de 6 milhões de judeus em moldes industriais não foi produto da barbárie pré-moderna, mas uma consequência direta da modernidade. Para ele, reunimos hoje todas as condições para repetir o Holocausto, vide nossa insensibilidade ao sofrimento alheio, as relações cada vez mais artificiais e o próprio holocausto silencioso da miséria e da fome que não sensibiliza o mundo. Também notamos que, num contexto de crise, o antissemitismo, a islamofobia e todo tipo de aversão ao outro ressurgem.

Jesus nos preveniu que, próximo de Seu retorno à Terra, quando houvesse “angústia entre as nações em perplexidade” e homens “desmaiando de terror” e pela expectativa das coisas que sobreviriam ao mundo, os seguidores de Cristo poderiam erguer a cabeça, confiando na iminência da redenção (Lucas 21:25, 26, 28). Essa mensagem é confirmada no Apocalipse, que traz a “Revelação de Jesus Cristo” (Apocalipse 1:1). Não se trata apenas de uma revelação (do grego apocalupsis) dada por Ele, mas dEle próprio como conteúdo. Ele é o meio e a mensagem, o caminho para a vida e a própria Vida (João 14:6).

As mensagens do Apocalipse foram dadas “para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve devem acontecer” (v. 1). Isso indica que esse livro, assim como o de Daniel, tem uma natureza única na Bíblia: suas profecias são todas incondicionais. Entre a cruz e a segunda vinda de Cristo, algumas coisas devem acontecer, o que indica o controle divino da história e nos transmite segurança.

Linguagem simbólica

Outra característica dessas profecias é sua linguagem predominantemente simbólica, embora mesclada com elementos literais. “Ele, enviando por intermédio do Seu anjo, notificou ao seu servo João” (v. 1). De acordo com o texto original grego, Jesus não apenas enviou uma mensagem por intermédio do seu anjo. Ele a “significou” (do verbo grego semaino, ligado ao substantivo sema, “sinal”) que também tem o sentido de “indicar”, “dar um sinal”, “tornar conhecido” (Atos 11:28, 25:27; João 12:33; 18:32). Esse sentido é expresso em algumas versões bíblicas, como a American Standard Version e a New King James Bible, que traduzem esse trecho como: and He sent and signified it (“e Ele a enviou e a significou”).

A natureza simbólica das profecias do Apocalipse segue o padrão de linguagem do livro de Daniel. Ambos foram escritos sob a sombra de impérios, os quais não permitiriam sua divulgação, caso tivessem a mínima ideia de sua mensagem. Os livros gêmeos de Daniel e Apocalipse proclamam, num misto de simbolismo e literalismo, o desmoronamento de toda oposição à soberania divina na Terra.

O anúncio do reino de Deus era tão perturbador para persas e romanos, quanto é hoje. Isso é evidente nas entrelinhas da cultura de massa. Nos chamados filmes apocalípticos, quando um elemento externo ameaça a ordem de coisas na Terra, a humanidade se une para enfrentar o “inimigo”. No filme Círculo de Fogo (Pacific Rim, 2013), o discurso inflamado do marechal Stracker Pentecost assume contornos bíblicos:

Hoje, no limite de nossa esperança, no fim de nosso tempo, não escolhemos somente acreditar em nós mesmos, mas também uns nos outros.

Hoje nenhum homem ou mulher ficará sozinho.

Hoje enfrentaremos os monstros que estão à nossa porta.

Hoje cancelaremos o apocalipse!

Lógica oposta

Nas profecias apocalípticas, o viés é o oposto. Um elemento externo vem para interferir na Terra. Em Daniel, é uma pedra “cortada sem auxílio de mãos”, que esmiúça tudo e se transforma numa grande montanha “que encheu toda a terra” (Daniel 2:35). O próprio Daniel explica em seguida que “o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre” (v. 44). No Apocalipse, notamos o mesmo, logo no primeiro capítulo: “Eis que [Jesus] vem com as nuvens, e todo olho O verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém!” (v. 7). A segunda vinda do Messias, que desperta um “amém” no povo de Deus, será motivo de lamento para o mundo.

Jesus foi a última visão de Daniel e a primeira de Apocalipse (Daniel 10:4-9; Apocalipse 1:9-20), o que une ambos os livros. Ele Se apresenta como um irmão da humanidade ao mesmo tempo que infinitamente capaz de salvá-la. Sua glória indica sua natureza divino-humana, que O qualifica como o único elo entre o Céu à Terra (1Tm 2:5). Cristo Se faz resposta antes mesmo da pergunta. Seu olhar e sua presença confortam e animam. Erguer a cabeça nestes últimos dias da história significa olhar firmemente para Ele (Hb 1:2). A visão apocalíptica do Salvador era o que os abatidos Daniel e João mais precisavam e, tanto quanto para nós, hoje. Nossa felicidade e salvação dependem disso.

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Contraste entre a justificação pela fé e salvação por obras marca Gálatas

Brasília, DF ... [ASN] No projeto mundial Reavivados por Sua Palavra (#rpsp), milhões de pessoas começam hoje a leitura da carta de Paulo aos gálatas. Essa carta, escrita provavelmente no inverno de 57/58 A.D. tem como tema principal a justificação alcançada pela fé em Jesus. “Esse assunto é posto em contraste com o conceito judaico de justiça alcançada pelo cumprimento de obras prescritas pelo sistema legal judaico. Essa epístola exalta o que Deus fez por meio de Cristo para a salvação da humanidade e rejeita sumariamente a ideia de que as pessoas podem ser justificadas por seus próprios méritos”, assinala o Comentário Bíblico Adventista.

É um livro interessante para ser estudado porque trata da questão da lei e seu papel na vida do cristão. “A lei, seja moral ou cerimonial, não tem poder de libertar as pessoas da condição do pecado em contraste com o evangelho pervertido dos judaizantes”, ressalta, ainda, o Comentário Bíblico. [Equipe ASN, da Redação]

Ver vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_Lbfv8PGzBc

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MEC autoriza curso de Publicidade na FADMINAS

Lavras, MG… [ASN] O Ministério da Educação (MEC) autorizou a implantação do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda para a FADMINAS (Faculdade Adventista de Minas). A informação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de março. O curso será inédito na região de Lavras, onde está instalada a faculdade.

De acordo com o diretor da instituição, Luis Daniel Strumiello, o novo curso começa a funcionar em 2016, com vestibular previsto para novembro deste ano. Serão oferecidas cem vagas – 50 para o período matutino e 50 no período noturno.

“Estamos construindo um amplo e moderno estúdio de vídeo, fotografia e rádio; e iniciamos agora a compra de modernos equipamentos para que sejam usados pelos nossos alunos”, explica Luis.

A FADMINAS oferece cursos superiores desde 2000, quando começaram as primeiras turmas de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. No ano passado, em 2014, foram abertas vagas para o curso de Pedagogia, e agora para Publicidade.

Hoje mais de 400 alunos fazem curso superior na instituição, que atende ainda outros estudantes 400 estudantes em níveis menores, até o Ensino Médio.

 

[Equipe ASN, Francis Matos]

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