• slide biblia
  • slide folhas
Imprimir

POR QUE DEVEMOS ORGANIZAR-NOS EM PEQUENOS GRUPOS?

Escrito por Comunicação Ligado . Publicado em Features

I. A Bíblia apresenta o pequeno grupo como uma forma efetiva de organização e administração.

1. MOISÉS, sozinho, não podia dirigir, administrar e resolver todos os problemas que se apresentava no povo de Israel. O Conselho Divino foi que deveria organizar o povo em grupos de mil, cem, cinqüenta e dez. Êxodo 18:13-27.

2. JESUS começou o estabelecimento de sua Igreja com um pequeno grupo dos doze apóstolos. Desta maneira começou a igreja cristã apostólica a expandir a mensagem de salvação. S. Mateus 10:1-4.

  A. Jesus escolheu e chamou os seus discípulos, com exceção de um.

  B. Capacitou-os na verdadeira liderança cristã.

  C. Depois de capacitá-los os enviou a cumprir a Missão Evangelizadora.

3. A igreja cristã apostólica se reunia não só no templo, mas nas casas.

4. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa, e tomava suas refeições com alegria e singeleza de coração,Louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor , dia a dia os que iam sendo salvos.” – (Atos 2:46 e 47).

  A. Perseveravam unânimes no templo e nas casas.

  B. Comiam juntos com alegria e singeleza de coração.

  C. Seus cultos eram de muito gozo e de louvor ao Senhor.

  D. Como resultado, cresciam em quantidade e qualidade.

5. “Considerando ele a sua situação resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.”-(Atos 12:12).

  A. Aqui encontramos os irmãos reunidos como uma família, orando pelo apóstolo Pedro.

  B. As primeiras congregações cristãs se reuniam em casas particulares.

  C. A reunião em grupos pequena os unia ainda mais, emocional, espiritual e fisicamente.

4. Nos dias dos apóstolos, as igrejas eram organizadas nas casas.
Saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles.”
“… e a irmã Afia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa”; – (Filemon 2)
“Saudai aos irmãos de Laodicéia, e a Ninfa e à igreja que ela hospeda em sua casa”. (Colossenses 4:15)

II. Citações inspiradas que nos orientam para organizar nossas igrejas em pequenos grupos.

1. “A formação de pequenos grupos como base de esforço cristão, foi-me apresentada por Aquele que não pode errar”.(Testemunhos Seletos, vol. III pág. 84) •.

2. “Haja em toda igreja grupos bem organizados para trabalharem nas vizinhanças dessa igreja.” B (Serviço Cristão, pág. 72)

3. “Que pequenos grupos se reúnam ao anoitecer ou de manhã cedo para estudar a Bíblia por si mesmos. Tenham um período de oração a fim de que sejam fortalecidos, iluminados e santificados pelo Espírito Santo… Se fizerdes isso, vos advirá grande bênção daquele que dedicou toda Sua vida ao serviço daquele que vos remiu com sua própria vida”.(Recebereis Poder, pág. 151)

4. “Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros membros, mas também pelos descrentes.” (Evangelismo, pág.115)

5. “Formemos em nossas igrejas grupos para o serviço. Unam-se vários membros para trabalhar como pescadores de homens. Procurem arrebatar almas, da corrupção do mundo, para a salvadora pureza do amor de Cristo”. (Test. Seletos, vol. III pág. 84).

6. “… Se há na igreja grande número de membros, convém que se organizem em pequenos grupos a fim de trabalhar, não somente pelos membros da própria igreja, mas também pelos incrédulos. Se num lugar houver apenas dois ou três que conheçam a verdade, organizem-se num grupo de obreiros.”Testemunhos Seletos, vol. III, pág. 84

7. “A apresentação de Cristo em família, junto à lareira e em pequenas reuniões em casas particulares, é muitas vezes mais bem sucedida em atrair almas para Jesus, do que sermões feitos ao ar livre, ás turbas em movimento, ou mesmo em salões ou igrejas. (Obreiros Evangélicos, pág. 193)”.

III. Resumo das razões por que devemos organizar-nos em pequenos grupos.

1. É um plano divino, está assinalado tanto no Antigo e Novo Testamentos como no Espírito de Profecia.
2. Há melhores resultados na conquista de almas para Cristo.
3. Produz reavivamento nas igrejas.
4. Os membros da igreja são confirmados na fé adventista.
5. É uma verdadeira escola na formação de líderes.
6. Cuida-se melhor do rebanho do Senhor e como resultado diminui a apostasia.

IV. É o plano de Deus para a Sua Igreja no tempo do Fim

• À medida que o plano da salvação se revelou ao longo da história humana, três acontecimentos sobressaem de todos os outros na sua importância. São eles:
1- O Êxodo.
2- O Primeiro Advento.
3- O Segundo Advento.

• Em cada uma dessas três ocasiões – o estabelecimento da nação de Israel, o estabelecimento da igreja cristã e a reunião e preparação do povo de Deus antes de se estabelecer finalmente o reino de Deus – vemos que os Pequenos Grupos foram e são ordenados por Deus para desempenharem um papel importante.

• Temos o privilegio e a responsabilidade de vivermos pouco antes do terceiro e último destes grandes acontecimentos.

• À medida que o Dia do Senhor se aproxima, podemos esperar que o Espirito Santo dirija a igreja para o crescimento numérico e espiritual com que todos temos sonhado e pelos quais temos orado.

• Os PG, usados por Deus, farão provavelmente mais do que qualquer outra coisa para nos preparar para essa experiência e nos manter unidos até que o dia do Senhor chegue.

• Que outra melhor razão do que esta poderia haver, para pedirmos a Deus que nos ajude a ver os PG como Ele os vê, que nos guie ao organiza-los e nos ajude a experimentar todo o seu potencial

 

Share

Eventos da Igreja

Contato

Igreja Adventista
Central de Niterói


Rua Coronel Gomes Machado
Nº:350 - Centro - Niterói
Rio de Janeiro, CEP: 24020-112

Telefone:
(21)-2613-0855

Rede Novo Tempo

logonovotempo