• slide biblia
  • slide folhas
Imprimir

Pesquisa aponta hábitos de leitura da Bíblia de adolescentes

Escrito por Comunicação Ligado . Publicado em Features

Levantamento feito sobre a relação entre adolescentes e Bíblia, nos Estados Unidos, é comentada por teólogo adventista

Pelo menos 30% dos que oram ouvidos na pesquisa disseram

que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus sem erros.

 

Brasília, DF … [ASN] A pesquisa 2016 Teen State of Bible, realizada pelo Grupo Barna em parceria com a Sociedade Bíblica Americana, apresentou vários dados sobre hábitos de leitura da Bíblia entre adolescentes. De acordo com o estudo, sete em cada dez adolescentes possuem uma Bíblia e 86% encaram o livro como literatura sagrada. Em 2015, esse número era de 89%. Cerca de 47% dos adolescentes entrevistados, entre 13 e 17 anos, acreditam que a Bíblia é uma fonte de esperança e 35% dizem que a Bíblia contém tudo que uma pessoa precisa para viver.

 

 

O estudo também avaliou o envolvimento dos jovens com as Escrituras. Embora 63% dos adolescentes afirmem que leem a Bíblia pelo menos uma vez por ano, apenas 3% disseram que a leem diariamente. Para 54% dos que responderam ao questionário, a leitura da Bíblia o faz estar mais perto de Deus. E a maioria (70%), dos que foram avaliados e que dizem que leem a Bíblia costumam fazer isso na forma impressa e 50% em um grupo pequeno de estudo. Um detalhe é que 46% afirmam ler a Bíblia por meio de smartphone ou outros dispositivos móveis, 35% na Internet, 33% em aplicativos baixados e 16% em podcast.

Referenciais

É importante ressaltar que a pesquisa ouviu 1.013 adolescentes entre 13 e 17 anos de 50 estados norte-americanos no mês de maio desse ano. Para o teólogo Adolfo Suárez, reitor do Seminário Adventista Latinoamericano de Teologia (SALT), “há alguns dados muito interessantes, com fortes implicações para a nossa realidade sul-americana. Por exemplo: a pesquisa mostra que os adolescentes são encorajados a ler a Biblia quando veem pessoas que a leem em público. Isso mostra como o adolescente precisa de referenciais que validem algumas práticas consideradas importantes”.

Suárez chama a atenção, também, para a importância da leitura bíblica em público, especialmente em grandes eventos como acampamentos, congressos e concílios. Ele cita o projeto mundial de incentivo à leitura de um capítulo da Bíblia, o Reavivados por Sua Palavra, como uma importante ferramenta adotada pela Igreja Adventista. “Outro aspecto que vejo é que a maioria lê a Bíblia porque isso os aproxima de Deus. Precisamos continuar insistindo com a ideia acertada de que a comunhão com Deus não é algo místico, espiritualista, mas sim algo concreto, e que é mediado pela leitura da Palavra, pois é na Palavra que conhecemos quem e como é Deus”, ressalta o teólogo.

Desafios

Um dos principais desafios e sinais de alerta apresentados na pesquisa norte-americana diz respeito à frequência com que adolescentes leem a Bíblia Sagrada. A pesquisa mostrou que, entre os adolescentes entrevistados, apenas 3% leem a Bíblia diariamente. Ou seja, do ponto de vista conceitual há uma clara compreensão do significado da Bíblia; mas, do ponto de vista prático, há uma clara deficiência. Precisamos explicar, sim, mas precisamos investir na aplicação à vida do adolescente. O que quero dizer com isto? Desde os púlpitos temos de pregar sobre o significado da Bíblia, mas temos que ser implícitos sobre a necessidade da leitura diária da Palavra, e temos de dar orientações claras e práticas de como fazer isso. Não basta dizer que precisamos ler a Bíblia, mas sim dar dicas de como fazer isso”, aconselha o pastor. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Share

Eventos da Igreja

Contato

Igreja Adventista
Central de Niterói


Rua Coronel Gomes Machado
Nº:350 - Centro - Niterói
Rio de Janeiro, CEP: 24020-112

Telefone:
(21)-2613-0855

Rede Novo Tempo

logonovotempo